UNIGE document Scientific Article
previous document  unige:126949  next document
add to browser collection
Title

Trabalhando com seqüências didáticas: uma proposta de ensino e de análise de narrativas de aventuras de viagens

Authors
de Azevedo, Isabel Cristina Michelan
Mattos, Vanda Lúcia
Published in Caleidoscopio. 2004, vol. 2, no. 1, p. 29-42
Abstract Até 1997, na 3a série do ensino fundamental do “Colégio Arquidiocesano de São Paulo” (Brasil), o trabalho com produção de textos (predominantemente narrativos) focalizava sobretudo os aspectos gramaticais e ortográficos. Ao entrar em contato com a proposta de trabalho com gêneros textuais em seqüências didáticas de Dolz e Pasquier (1994), Schneuwly (1994), Dolz e Schneuwly (1996), Schneuwly e Dolz (1999), os coordenadores e professores da 3a série elaboraram uma seqüência didática para o ensino/aprendizagem de narrativas de aventuras de viagens. Neste artigo, apresentamos sucintamente essa seqüência didática, assim como a síntese dos resultados mais importantes de doze produções de alunos analisadas antes e após a aplicação da seqüência. Temos como objetivo apontar os ganhos que esse dispositivo pode trazer para a prática do professor em sala de aula. RÉSUMÉ – Jusqu’en 1997, le travail de production de textes (essentiellement narratifs) en 3ème degré de l’école obligatoire au “Colégio Arquidiocesano de São Paulo” se centrait principalement sur les aspects grammaticaux et orthographiques des textes. Le contact avec les propositions de Dolz e Pasquier (1994), Schneuwly (1994), Dolz e Schneuwly (1996), Schneuwly e Dolz (1999) concernant l’enseignement des genres textuels à travers des séquences didactiques a amené les coordinateurs et les enseignants du 3ème degré à élaborer une séquence didactique pour l’enseignement/apprentissage de récits d’aventures de voyages. Dans cet article nous présentons de façon succincte la séquence sus-mentionnée ainsi que la synthèse des résultats les plus importants des productions analysées de douze élèves avant et après la réalisation de la séquence. Nous avons l’objectif de pointer les gains que ce dispositif peut offrir à l’enseignant dans sa pratique en classe.
Keywords Palavras-chave: produção de textos escritosSeqüências didáticasNarrativas de aventuras de viagens.Production de textes écritsSéquences didactiquesRécits d’aventures de voyages
Full text
Article (Published version) (2.1 MB) - public document Free access
Structures
Citation
(ISO format)
SALES CORDEIRO, Glaís, DE AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan, MATTOS, Vanda Lúcia. Trabalhando com seqüências didáticas: uma proposta de ensino e de análise de narrativas de aventuras de viagens. In: Caleidoscopio, 2004, vol. 2, n° 1, p. 29-42. https://archive-ouverte.unige.ch/unige:126949

32 hits

5 downloads

Update

Deposited on : 2019-11-26

Export document
Format :
Citation style :